Viagora

Secretaria de Saúde confirma morte de homem por raiva humana no Piauí

O último caso registrado de raiva humana no Piauí ocorreu em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nessa sexta-feira (30) que o paciente da zona rural de Piripiri, que deu entrada no Hospital Regional Chagas Rodrigues em 12 de agosto com suspeitas de raiva humana, testou positivo para o vírus da doença. O diagnóstico foi feito pelo Instituto Pasteur, de São Paulo.

O paciente, atacado por um macaco conhecido localmente como "sagui" em 15 de julho, não buscou atendimento médico imediato. Somente em 6 de agosto surgiram os sintomas da doença. 

De acordo com a Sesapi, o paciente foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, no dia 12 de agosto. Apesar dos cuidados médicos intensivos e acompanhamento do Ministério da Saúde e autoridades internacionais, o paciente faleceu em 27 de agosto após agravamento de seu quadro de saúde.

Em resposta ao caso, a Sesapi solicitou à Secretaria de Saúde de Piripiri que realizasse rapidamente um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região. Embora o caso tenha envolvido um macaco, a medida visa garantir a prevenção da raiva em animais domésticos e proteger a saúde pública. Além disso, a Sesapi orientou a equipe de saúde local a investigar as denúncias do incidente e a fornecer informações sobre a doença para a comunidade.

A Sesapi alerta a população sobre a importância de evitar o contato com animais silvestres e procurar imediatamente atendimento médico em casos de incidentes. Reforçar também que a vacinação de cães e gatos é crucial para prevenir a raiva.

Facebook
Veja também