Viagora

Centrais de Diagnóstico descentralizam serviços de saúde no Piauí

Iniciativa já inaugurou unidades em quatro municípios, sendo Picos, Esperantina, Piripiri e Parnaíba; e planeja 12 centrais até julho de 2025.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está ampliando o acesso aos serviços de saúde com a descentralização promovida pelas Centrais de Diagnóstico. A medida busca atender a população de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de deslocamentos para exames e consultas. Até julho de 2025, o estado planeja entregar 12 centrais, sendo que unidades em Picos, Esperantina, Piripiri e Parnaíba já estão em funcionamento.

As Centrais oferecem exames como raio-X, mamografia, ultrassom e tomografia, além de exames laboratoriais. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) devem agendar os serviços por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, as unidades contam com salas do programa Piauí Saúde Digital, permitindo consultas com clínicos gerais por demanda espontânea.

"Com as Centrais, conseguimos descentralizar os atendimentos e oferecer serviços mais rápidos e gratuitos. As localidades foram escolhidas estrategicamente para atender todas as regiões, beneficiando até quem vive em áreas mais distantes", explica o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Câmpelo.

Segundo o Governo do Estado, os equipamentos modernos e a estrutura avançada garantem maior qualidade nos atendimentos.

Facebook
Veja também