Viagora

Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários

Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o Piauí recebeu 568 mil doses da vacina contra a influenza para a campanha de 2025. Os imunizantes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde e estão sendo distribuídos por meio da Rede de Frio Estadual.

Conforme a Sesapi, a dose única será disponibilizada para os grupos prioritários, composto por pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas. 

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíVacinação contra influenza
Vacinação contra influenza

Além disso, estão aptas a receber a vacina o grupo que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, tais como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, a campanha também incluirá puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança, pessoas com deficiência permanente, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, membros das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, servidores do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, afirmou que o Dia D da campanha será realizado no dia 17 de maio, junto a vacinação contra o HPV.

“Já iniciamos o envio dos imunizantes para que os municípios possam se organizar e dar início à vacinação. Pedimos que a população fique atenta aos locais definidos por cada município e aos períodos de imunização dos grupos prioritários para que todos tenham acesso às vacinas e possam se proteger. Quem não conseguir tomar a dose do imunizante no período da campanha poderá procurar os postos de saúde para tomar a vacina que ficará disponível durante todo o ano”, destacou.

Facebook
Veja também