Wellington Dias discute com prefeitos retomada das atividades
De acordo com o governador, para que algumas áreas da economia sejam retomadas é preciso estabelecer um rigoroso procedimento.
Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Wellington Dias participou de uma reunião por videoconferência com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho para discutir um plano de retomada gradual do comércio no estado.
De acordo com o governador, é preciso que seja estabelecido um rigoroso procedimento para que sejam feitas etapas de retomadas de algumas áreas econômicas.
Durante a reunião, Wellington destacou que a população precisa está segura para que seja feita uma nova decisão em relação aos decretos, e que nos próximos meses será discutido um planejamento em entendimento com os diversos setores da sociedade.
“Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos. A priori, mantemos o isolamento social e iremos manter a testagem, além das pesquisas de testagem por amostragem e coleta de dados, assim, saberemos onde temos pessoas infectadas com a Covid-19 e planejarmos as estratégias. É preciso que haja uma queda de pessoas com doenças respiratórias, como H1N1, influenza, para que, consequentemente, haja a queda na demanda por leitos de UTI. Essa proposta envolve ainda a redução da contaminação e de óbitos”, disse o governador.
- Foto: Divulgação: Governo do PiauíWellington Dias discute com prefeitos a reabertura do comércio
Segundo Wellington Dias, o estado pretende aumentar as exigências quanto à proteção no trabalho e orienta que os gestores devem realizar a testagem dos funcionários e informar por meio do aplicativo “Monitora Covid-19”, caso tenha algum trabalhador contaminado.
O governador propôs ainda, na área da economia, elaborar um conjunto de medidas para acelerar e impulsionar a economia, tanto no setor público quanto no privado, incluindo um planejamento com o Governo Federal, buscando incentivo aos vários setores.
De acordo com Firmino Filho, a sintonia nas ações das prefeituras com o estado é fundamental para que o combate da pandemia no Piauí seja efetivo.
“É importante esse entendimento entre governo do estado e prefeituras, porque o sucesso das estratégias depende dessa coordenação. Então, de fato, esse diálogo com os profissionais da saúde e com todos os setores econômicos deve ser permanente para trazermos uma perspectiva de futuro, de saída dessa situação. Concordo perfeitamente com todas as abordagens e iremos alinhá-los com classe laboral. Sabemos que, depois de tudo isso, pelo que se tem percebido, é que o normal dificilmente vai ser igual ao que era antes”, ressaltou o prefeito de Teresina.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir