Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.
Dados do painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias, monitorado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), apontaram que uma nova morte em decorrência do Coronavírus e uma por influenza H1N1 registrados na cidade de Teresina. As informações são do período de 14 a 20 de maio de 2023.
Segundo a FMS, a vítima seria um residente do município de Barras – PI, que faleceu no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. O painel é elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do município de Teresina (CIEVS) e conforme os dados, a última morte por covid-19 em paciente residente em Teresina tinha ocorrido há quase um mês.
O infectologista e Diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, alerta que embora os casos confirmados e as internações hospitalares tenham se mantido estáveis, a demanda e a taxa de positividade dos testes diagnósticos mostram necessidade de atenção. “Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para COVID-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer – o que reforça a necessidade de vacinação dos teresinenses, tanto com a vacina contra a COVID bivalente, quanto com a vacina contra gripe”, afirma.
Além da gripe e Covid-19, a capital tem registrado uma circulação intensa do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este vírus é responsável por infecções graves – especialmente em crianças asmáticas, esta situação tem se repetido em todo o Brasil, causando superlotação de unidades de terapia intensiva infantis também em outros estados.
Walfrido Salmito relembra que assim como os vírus respiratórios em geral, o VSR é transmitido por meio de gotículas contaminadas emitidas enquanto as pessoas doentes falam, tossem e espirram ou por contato com objetos e superfícies contaminadas. Diante disso, há uma necessidade de uso de máscaras por indivíduos mais vulneráveis às formas graves da doença, bem como por aqueles com sintomas febris ou gripais ou com histórico de contato recente com paciente.
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).Piauí registra redução no número de mortes por Covid-19
De acordo com a Sesapi, os registros apontaram uma tendência de queda no número de mortes em decorrência das complicações do coronavírus, no período de 30 de abril a 6 de maio de 2023.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir