Cepro diz que pequenos negócios precisam de ajuda no Piauí
De acordo com a superintendente da Cepro, o estudo realizado abordou os impactos do novo coronavírus sob a perspectiva de três agentes econômicos: família, empresas e governo.
Com o objetivo de entender os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia do Piauí, a Superintendência De Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), realizou um estudo para a elaboração de um boletim socioeconômico.
De acordo com a superintendente da Cepro, Liége Moura, o estudo realizado abordou os impactos do novo coronavírus sob a perspectiva de três agentes econômicos: família, empresas e governo.
- Foto: ViagoraDecreto estadual determinou a suspensão de atividades comerciais durante a pandemia de Covid-19.
“O boletim nos coloca diante de uma realidade onde 62% da população se encontra numa situação vulnerável, portanto, elegível ao auxílio emergencial, do Governo Federal. As empresas, por sua vez, são impactadas diretamente e mais de 70% delas aderiram ao Simples Nacional, sendo também beneficiadas com o adiamento do pagamento, o que dará um fôlego para conseguirem passar por esse período de isolamento social” , explicou a superintendente.
Com base nos dados da pesquisa, 65% da força de trabalho no estado é composta por pessoas sem carteira assinada, autônomos ou que estão sem ocupação no momento. A pesquisa também analisou o auxílio emergencial no Piauí, e constatou que 97% das pessoas cadastradas no “Bolsa Família” passaram a receber o auxílio, resultando em um aumento temporário na renda mensal.
Já em relação às empresas, o estudo mostra que aproximadamente 75% das instituições piauienses optaram pelo regime de tributação Simples Nacional e podem ser beneficiadas com a medida que adia o pagamento do imposto.
Segundo a Cepro, um estudo feito pelo Sebrae Nacional sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócio, mostra a necessidade de divulgar as medidas tomadas pelo governo para ajudar os pequenos empreenderes.
Após o estudo, foi constatado alguns pontos para políticas públicas, e dentre as medidas, se destaca a importância do governo divulgar as iniciativas de amparo às empresas e de ferramentas de apoio ao negócio, como a plataforma “Piauí Delivery”, assim como o acompanhamento de metas e índices de amparo social, incluindo o setor educacional.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir