Viagora

Wellington diz que decretará lockdown se 50% dos leitos forem ocupados

De acordo com o governador, atualmente 38% dos leitos estão ocupados, e com o isolamento caindo, se a ocupação dos leitos atingir 50%, serão tomadas medidas mais duras.

No início da tarde desta segunda-feira (11), o governador Wellington Dias, realizou uma transmissão ao vivo para tratar sobre o índice de ocupação dos leitos de internação disponíveis e o índice de contaminação da Covid-19 no estado, e afirmou que se a ocupação dos leitos chegar a 50% será decretado o lockdown.

Segundo o governador, apenas os estados do Piauí e Rio Grande do Sul realizam pesquisas com testagem na população como forma de acompanhar a evolução da doença, e comenta sobre a situação dos leitos para internação disponíveis no estado.

“Dia 06 de abril, nós tínhamos 48 pessoas internadas em leitos clínicos no Piauí, hoje nós temos 200 pessoas internadas em hospitais. Dia 06 de abril, nós tínhamos 30 pessoas internadas em UTIs, ou seja, são pacientes graves que precisam de respiradores, outros equipamentos e principalmente, uma equipe técnica bem mais complexa. Nós saímos de 30 pessoas em UTIs para 98 na data de hoje”, relatou o governador.

  • Foto: DivulgaçãoGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

De acordo com Wellington, atualmente 26% dos leitos clínicos estão ocupados, já as Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), atingiram a marca de 38% de ocupação, com base no último balanço realizado nesse domingo (10).

“Quando a gente leva em conta os leitos com respiradores, nós temos de leitos clínicos 26% ocupados no dia de ontem, e leitos de UTIs, leitos de estabilização, que são aqueles para pacientes mais graves, nós estamos com 38% ocupados na data de ontem [10/05/20]”, relata Wellington.

Equipamentos

O governador explicou que continua o trabalho para expandir os leitos de internação no estado, e afirma que mantém negociações com embaixadas da Europa para a compra de equipamentos, além de relatar a dificuldade para a entrega dos equipamentos.

“Eu estava a pouco, antes desse encontro aqui, negociando com as embaixadas e com as pessoas com quem estamos comprando respiradores em Luxemburgo, na Europa, e infelizmente, tínhamos a previsão de entrega de equipamentos nesse dia 12, e já pela segunda vez, adiou a data de entrega, o que é muito ruim, pois cria um ambiente de insegurança”, relata o governador.

Isolamento social

Sobre o isolamento no estado, o governador afirma que o índice tem caído bastante, cerca de dez pontos percentuais, o que segundo ele, corresponde a aproximadamente a 300 mil pessoas que estariam descumprindo o decreto estadual.

“Tivemos aqui uma queda muito grande no isolamento social, o Piauí que estava ali sempre acima de 50, na casa dos 55% de isolamento social, agora de quarta, quinta, sexta, sábado, tivemos uma queda para próximo de 45%. Já é uma queda muito grande, significa aproximadamente, 300 mil pessoas que estariam descumprindo o regramento e nós vamos ter que adotar medidas”, comenta Wellington.

Com a queda no índice de isolamento, e a quantidade de casos confirmados da Covid-19 aumentando no Piauí, o governador se mostra preocupado com as vagas disponíveis nos leitos de UTIs, e afirma que caso a ocupação dos leitos atinja 50% da capacidade, será necessário à adoção de medias mais duras como o lockdown, que prevê a proibição total da circulação de pessoas e veículos.

“Na última reunião do Comitê Emergencial Covid-19 (COE), nós aprovamos que se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50%, nós vamos estar tratando do lockdown um alguns lugares que foram responsáveis por esta situação, ou seja, se tem a queda do isolamento, nós vamos ter que adotar medias mais duras para garantir esse isolamento, por que a vida é a nossa prioridade”, afirma Wellington Dias.

Facebook
Veja também