Wellington autoriza ações para retomar obras em aeroportos e aeródromos
O governador do Piauí esteve em reunião, com o secretário de Transportes, Hélio Isaias, por meio de uma videoconferência, nessa terça-feira (23).
Na tarde dessa terça-feira (23), o governador Wellington Dias esteve em reunião com o secretário de Transportes, Hélio Isaias, por meio de uma videoconferência e discutiu sobre a atual situação de aeroportos e aeródromos de São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e Cajueiro da Praia.
“Precisamos avançar nessa área dos aeroportos e aeródromos. Por isso chamei nosso secretário de Transportes e o coronel Leandro Castelo, chefe do Gabinete Militar, para acertamos o que é necessário para cada uma dessas pistas. Assim, autorizei algumas ações e vamos tomar providências para a política de melhoramento dos nossos aeroportos e aeródromos que são muito importantes para o desenvolvimento regional”, disse Wellington Dias.
O secretário Hélio Isaias explicou que em alguns aeroportos há apenas trabalho de limpeza e retirada de mato que atrapalham a pista durante pouso ou decolagem. “Em São Raimundo Nonato, há a necessidade de limpeza da pista e desmatamento das laterais para que possamos continuar com o fluxo normal. Sobre o aeroporto de Floriano, colocamos ao governador a necessidade de algumas correções na lateral, também relacionadas à retirada de mato, para dar mais segurança às aeronaves. A casa de passageiro também vai passar por reforma”, disse o secretário.
Quanto ao aeroporto de Oeiras, foi autorizada a finalização de um cronograma de execução da obra para que ela possa ser retomada o mais brevemente possível. Em Luzilândia e Uruçuí serão elaborados os projetos para a execução de pistas asfaltadas.
O projeto do aeroporto de Bom Jesus, que é uma obra entre o Governo do Estado do Piauí e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi pauta. “A discussão está bastante avançada e estamos na fase final da aprovação do projeto. Esperamos que, até o final deste mês, a Anac dê uma posição definitiva para que possamos lançar a licitação do aeroporto, que é extremamente importante para a região dos Cerrados”, explicou Hélio Isaias.
Para o governador Wellington Dias, “o aeroporto de Bom Jesus marcará um novo tempo na região sul do Piauí, integrando-a mais ainda ao Brasil”.
Foi tratada ainda a construção de um aeródromo para o município de Cajueiro da Praia. “Já estamos avançados nesta obra com a realização da desapropriação da área. O projeto já foi finalizado e aprovado perante à CGE. Estamos encaminhando agora para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que, em breve, possamos também lançar essa obra importante para a região Norte do estado e para o nosso turismo”, disse Isaias.
Metrô
Durante a reunião, foi tratada ainda a ampliação do Metrô de Teresina, cujos estudos de viabilidade técnica estão sendo finalizados e teve o projeto básico licitado. “A modernização do Metrô de Teresina é a segunda etapa após a aquisição dos VLTs que já estão fazendo a diferença no conforto e ganho de tempo para os passageiros”, disse o governador.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir