Wellington descarta lockdown total e adota medidas rígidas no fim de semana
De acordo com o governador, a decisão foi tomada durante a reunião com o prefeito de Teresina e com representantes de diversas áreas.
Nesta quinta-feira (25), o governador Wellington Dias realizou uma transmissão ao vivo, após reunião com o prefeito Firmino Filho sobre a adoção de medidas mais restritivas e sobre a retomada da economia, e anunciou que será adotado ponto facultativo na sexta-feira e lockdown parcial no fim de semana.
De acordo com o governador, a decisão foi tomada durante a reunião com o prefeito de Teresina e com representantes de diversas áreas para garantir o aumento do índice de isolamento.
“Diante disse, para garantir um bom resultado no final do decreto que termina dia 06 de julho, por esse entendimento, nós estamos determinando que nessa sexta sábado e domingo, nos teremos por parte do Poder Público, e a recomendação também é para os municípios, de ponto facultativo na sexta-feira para que a gente tenha uma colaboração do próprio poder público, no outro lado garantir maior restrição em relação às atividades essenciais possa funcionar dentro de determinadas condições”, disse o governador.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Lockdown no Piauí
Sobre a medida de lockdown, quando há o bloqueio total de pessoas, o governador explica que para adoção de fato dessa medida, que havia sido solicitada pelo prefeito Firmino Filho, seria necessário adotar algumas ações que não são recomendadas, e diante disso, Wellington relata que serão adotadas apenas medidas mais rígidas no fim de semana em todo o estado, com a atuação de cerca de 3.200 pessoas.
“Chegamos a tratar do lockdown, porém, o que a gente vê no regramento brasileiro é uma dificuldade indo ao pé da letra, nós teríamos que ter aqui medidas que não são recomendadas, mas nós vamos tá colocando todo um esforço por parte do Estado. Serão cerca de 3.200 pessoas em todo o estado apoiando, para garantir também que tenhamos essa estrutura funcionando em todo o estado na sexta, sábado e domingo para poder cortar a transmissibilidade do coronavírus”, explica Wellington.
Retomada da Economia
O governador informou que alguns setores já tiveram os protocolos para a retomada finalizados, como os da área da construção civil e de estabelecimentos de Saúde. Wellington explica ainda que a partir das metas alcançadas com o isolamento nos fins de semana, o Governo do Piauí pretende a partir do dia 06 de julho, quando termina o decreto de isolamento, reabrir algum setor da Economia a cada 15 dia como está previsto no programa PRO-Piauí.
“Nós estamos com um grupo de trabalho que prossegue coordenado também pelo Estado, municípios, Ministério Público, Defensoria, junto com empresários e trabalhadores, ali mediando para que a gente tenha as condições dos protocolos. Lembrar que já ficaram prontos, como anunciou hoje a doutora Carmelina, os protocolos para a área da construção civil, outras áreas de clínicas, na área da Saúde, e com isso a gente poder anunciar que a gente alcançando esse objetivos a partir desse esforço de todos nesse final de semana e no próximo, já no dia 06 de julho nós tenhamos a primeira etapa já com estas liberações aqui citadas. Ao mesmo tempo de termos as condições de anunciar que a cada 15 dias, depois do dia 06, a gente ter as outras etapas permitido que possamos chegar no mês de agosto a área da Educação, da última etapa, mas podendo ter as condições dessas liberações”, comenta o governador.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir