Lacen já realizou mais de 200 mil testes para detectar Covid no Piauí
De acordo com Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), somente no mês de março de 2021 foram realizados 1.220 testes por dia para detectar o novo coronavírus no Lacen.
O Governo do Piauí informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) já realizou 204.351 testes de RT/PCR desde março de 2020, quando foram registrados os primeiros casos da Covid-19 no estado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, somente no mês de março de 2021 foram realizados 1.220 testes por dia para detectar o novo coronavírus no Lacen.
“A atuação do laboratório central na testagem de amostras suspeitos de Covid-19 foi de suma importância para que os técnicos da Sesapi e as autoridades do estado conseguissem traçar estratégias efetivas para o enfrentamento da pandemia no Piauí”, destaca o secretário.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíLacen já realizou mais de 200 mil testes para a Covid-19 no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, para acelerar os resultados, a Sesapi vem investindo na modernização das máquinas do laboratório, que passou a contar com novos extratores automáticos de RNA/DNA, que ampliou a capacidade técnica de exames de Covid-19, pela técnica RT-PCR, além de cabines de segurança, equipamentos de menor porte, que são suportes para realização dos exames e cinco máquinas para RT-PCR.
A diretora do laboratório, Walterlene Carvalho, destaca que o Lacen está trabalhando 24 horas para realização dos exames de Covid-19, que atualmente o resultado dos testes ficam prontos em até 72 horas.
“Com a implementação desses novos maquinários, conseguimos os resultados dos testes sendo liberados em até 72 horas, o que possibilita um diagnóstico e tratamento mais preciso da doença. [...]O exame é feito por meio de amostras de sangue e detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não. Já realizamos 19.165 sorologias por esta técnica, em profissionais da saúde”, explica a diretora.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir