Sesapi amplia número de leitos para tratamento de pacientes com Covid
Serão instalados ainda esta semana, mais dez novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.
A Secretaria da Saúde de Estado (Sesapi), diante de taxas recordes de ocupação dos leitos nas UTIs dos hospitais piauienses (84,34%), e de mortes (23), vem buscando uma série de ações para enfrentar o avanço da doença no estado.
Uma das medidas adotadas é a ampliação imediata dos leitos de terapia intensiva e clínicos em hospitais de todo o estado.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíSerão instalados dez novos leitos no Hospital Getúlio Vargas.
Serão instalados ainda esta semana, mais dez novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e dez leitos clínicos no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo.
“Hoje estamos com 132 pessoas aguardando um leito no Piauí. Dessas, 76 esperam por um leito de UTI. É uma situação extremamente preocupante. Para tentar amenizar essa situação, estamos trabalhando para ampliar nossa rede de internação com mais leitos, tanto de UTI como clínicos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
O Hospital Getúlio Vargas passará a contar com 70 UTIs exclusivas para atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19. A unidade também dispõe de outros 20 leitos de terapia intensiva para o tratamento de outras patologias.
“Em toda sua história, o HGV nunca contou com tantos leitos instalados, como no momento atual. O local é um centro de referência para o tratamento da Covid-19, como também para outras doenças”, ressalta o secretário da Saúde.
A Sesapi também está trabalhando na implantação de dez leitos de UTI e 20 clínicos no anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba; 50 leitos clínicos no Hospital da Polícia Militar (HPM) e mais 12 leitos clínicos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, ambos na capital.
“Nunca foram criados tantos leitos no Piauí. Hoje temos mais que no outro pico da doença, no ano passado. Mas precisamos da ajuda da população neste momento, que faça cumprir as regras estabelecidas nos decretos”, lembra o gestor.
Para frear o avanço da doença, o Governo do Piauí também está com novas medidas restritivas, que entram em vigor nesta quinta-feira (18): “Mesmo com todas essas ações, a velocidade de transmissão do vírus é muito alta. Precisamos da colaboração das pessoas para que os contágios deixem de acontecer. Se puder, fique em casa!”, alerta Florentino Neto.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
Hospital da Polícia Militar - HPM
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir