Intervalo entre as vacinas contra a Covid-19 e gripe é de 14 dias
De acordo com o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, a orientação do Ministério da Saúde é de que a população priorize a vacina do coronavírus, mas sem esquecer a vacina da gripe.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já distribuiu os lotes das vacinas da gripe para todos os 224 municípios do Piauí que já estão disponíveis nos postos de vacinação para idosos a partir de 60 anos.
O Ministério da Saúde faz um alerta para que a população também se imunize contra o H1N1 e respeite o intervalo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.
De acordo com o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, a orientação do Ministério da Saúde é de que a população priorize a vacina do coronavírus, mas sem esquecer a vacina da gripe.
“A imunização contra a gripe também é muito importante. Mas quem já tomou a vacina da Covid deve respeitar um intervalo de 14 dias entre as duas imunizações ou outras vacinas do calendário”, explicou.
Segundo a diretora técnica do Natan Portella, infectologista Elna Amaral, é essencial nesse momento de pandemia que a população não negligencie nenhuma vacina disponível para a imunização.
“A vacina é a melhor forma de prevenção de doenças infecciosas virais. Estamos em um momento de pandemia, o que traz bastante preocupação para a população. Mas precisamos entender que existe a influenza e que se for negligenciada também pode gerar uma síndrome respiratória grave que pode levar a morte assim como a Covid-19”, explicou a médica.
Ainda de acordo com a médica, a vacina da gripe já está disponível e a população precisa colocar seu calendário vacinal em dia, para evitar mais complicações.
“Respeitando os 14 dias entre os dois imunizantes a pessoa precisa ser vacinada com ambas. Essa imunização é essencial para reduzir os quadros de infecção respiratória grave e dessa forma evitar uma sobrecarga para o sistema de saúde do estado”, ressaltou.
Ministério da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Florentino Neto
Vacina contra Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir