Piauí recebe mais 56 mil doses para vacinar gestantes e comorbidades
O Plano Nacional aponta que, atualmente, o Piauí possui um total de 1.068.337 pessoas que se enquadram dentro dos grupos prioritários para vacina.
Nessa quinta-feira (06), o Piauí recebeu 56.300 doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford, para vacinar gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
Os imunizantes chegaram ao aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, às 15h40 e, foram levados para a Rede de Frio para separação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a expectativa é de encaminhá-los aos municípios nos próximos dias.
- Foto: AscomPiauí recebe novas doses da vacina contra a Covid-19.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto faz um apelo à população para que todos busquem conhecer o calendário de vacinação do seu município.
“Não vamos desperdiçar a oportunidade de sermos vacinados no nosso próprio município perto de nossa casa, no posto de vacinação. Desta forma, a gente vai contribuindo para que as equipes de vacinação, o município e o Estado tenham o melhor resultado nesta campanha. Seguindo orientação do governador Wellington Dias, o nosso objetivo é imunizar o povo do Piauí, o mais rápido possível”, afirmou.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde, o estado conta com um quantitativo populacional de 402.402 pessoas que se enquadram nos grupos prioritários de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
- Foto: AscomOs imunizantes serão enviados aos municípios nos próximos dias.
O Plano Nacional aponta que, atualmente, o Piauí possui um total de 1.068.337 pessoas que se enquadram dentro dos grupos prioritários para a vacinação, no total.
Ainda segundo o PNO, se encaixam como grupo prioritário as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial em estágio 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatia, miocardiopatia, doenças da aorta e arteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares, marcapasso, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunoglobinopatia grave, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.
O Plano traz ainda que, referente ao grupo das pessoas com comorbidades, deve ser priorizada a vacinação pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos de idade, independente da faixa etária. As demais comorbidades seguirão a ordem de prioridades conforme as faixas etárias:
– pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
– pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos;
– pessoas com comorbidades de 45 a 49 anos;
– pessoas com comorbidades de 40 a 44 anos;
– pessoas com comorbidades de 30 a 39 anos;
– pessoas com comorbidades de 18 a 29 anos.
Conforme os dados do Vacinômetro da Sesapi, até essa quinta-feira (06) o estado recebeu 957.380 doses de vacina contra a Covid-19 do MS, das quais 950.985 doses já foram entregues para os municípios.
Mais de 470 mil pessoas já tomaram a 1° dose de vacina e mais de 234 mil já completaram o ciclo de vacinação e estão imunizadas no estado.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Vacina contra Covid-19
Ministério da Saúde
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir