Piauí não registra casos de variante Delta, aponta relatório
Das 100 amostras de pacientes do estado, nenhuma apontam registros de pessoas infectadas com a variante.
O relatório produzido, após recebimento dos resultados de 100 amostras de pacientes do Piauí, enviadas à FioCruz, aponta que não há registro de pessoas infectadas com a variante Delta no Piauí.
De acordo com o relatório, das 100 amostras processadas foram obtidos 65 genomas com qualidade acima de 95% de cobertura e um genoma de 94%. Dentre os 66 genomas, todos foram indentificados como da linhagem Gamma, também conhecida como variante P.1.
‘’Este sequenciamento genético nos possibilita saber quais variantes circulam em nosso estado, felizmente não registramos casos de Delta no Piauí’’, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, a linhagem predominante é a P.1, inicialmente detectada em Manaus. Ainda segundo a coordenadora, atualmente esta é a variante que mais circula no estado. Dos casos que foram para sequenciamento, a maioria encontra-se nas idades de 20 e 45 anos de idade.
Os materiais colhidos são de pacientes de várias cidades do Piauí e referente às semanas epidemiológicas 16, 19, 20, 21, 25, e 26, e de idades que vão de 01 a 70 anos. Sendo 90% amostras representativas e 10% de casos relevantes (pessoas vacinadas, casos graves e pacientes que evoluíram para óbito.
Atualmente são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde as variantes Alpha, Beta, Gamma e Delta.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir