Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Flurona no Piauí
De acordo com a Sesapi, o caso foi registrado pelo Laboratório Central do Estado na manhã desta quinta-feira (27).
Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou o primeiro caso de Flurona, infecção simultânea causada pelos vírus influenza e coronavírus, no Piauí.
De acordo com a Sesapi, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou o primeiro caso em uma idosa de 84 anos, moradora da cidade de Parnaíba.
O Lacen também informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).
O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que como os sintomas da covid e da gripe são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório específico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.
“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirmou.
Herlon Guimarães também destaca que a imunização contra a Influenza e a Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves e além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir