Covid-19: Wellington Dias autoriza abertura de novos leitos de UTI
Segundo o governador, a medida tem o objetivo de assegurar uma maior cobertura na rede de saúde do estado.
Nessa última quinta-feira (27), o governador do Piauí Wellington Dias anunciou a autorização para abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínico que serão distribuídos nos polos de saúde como o da região de São Raimundo Nonato e Oeiras.
Segundo o governador, a medida tem o objetivo de assegurar uma maior cobertura na rede de saúde do estado para que seja possível evitar um colapso no atendimento a casos da covid-19, devido o aumento do número de infectados pelo vírus.
“No Piauí nós tivemos um crescimento em quatro regiões de saúde onde já estamos com o número de leitos que eram disponibilizados já ocupados, por isso autorizei novos leitos para regiões como São Raimundo Nonato, Oeiras e outras regiões do estado. O objetivo, com essa elevação no número de leitos, é garantir as condições de atendimento”, pontua Wellington Dias.
Para Wellington Dias o cenário epidemiológico do país é preocupante e com a presença variante Ômicron em várias regiões do Brasil há a maior transmissibilidade do vírus.
“No Brasil nós estamos vivendo um momento grave nessa área da pandemia, nós tivemos com a variante ômicron um crescimento pela capacidade de maior transmissibilidade em todo o Brasil. Começou mais forte na região norte, agora ela se espalhou por todo o país. Isso está levando ao crescimento no número de internações, é verdade que numa proporção menor por conta da vacinação, mas essa proporção menor já está colocando várias regiões de saúde do Brasil com praticamente 80% de leitos ocupados, tanto de UTIs quando de leitos clínicos no nos estados brasileiros”, explicou o governador.
Além disso, o governador ressaltou que é importante a contribuição da população no enfrentamento as novas variantes do coronavírus e por isso é necessário reforçar os cuidados de prevenção contra o vírus.
“É preciso também cuidar da prevenção, assim, queremos que as pessoas possam colaborar com o uso da máscara, com a higiene, evitando a aglomeração, evitando transmissibilidade, se tiver sintomas, procurar atendimento médico, pode ser de forma virtual, e ainda a testagem, para caso confirmando, ter o isolamento necessário para evitar a transmissão”, afirmou Dias.
O governador explicou ainda que a medida foi adotada em acordo com o Fórum dos Governadores do Brasil e será implantado em outros estados, bem como o aumento da fiscalização nos pontos de entrada do país.
“Por essa razão, estamos tratando juntos os governadores do Brasil a respeito da ampliação de leitos, medidas preventivas para que possamos controlar esse momento da pandemia. Uma preocupação com brasileiros indo para outros países e pessoas de outros países vindo para o País, de um controle maior na entrada de pessoas em aeroportos, portos para evitar novas variantes”, finaliza o governador.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir