Viagora

Covid: Mais de 900 mil piauienses não receberam a 1ª dose de reforço

Diante deste cenário de aumento do número de piauienses que não possuem esquema vacinal completo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orienta que a população se imunize e garanta proteção.

No Piauí 936 mil pessoas não tomaram a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). Diante deste cenário de aumento do número de piauienses que não possuem esquema vacinal completo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orienta que a população se imunize e garanta a proteção contra os sintomas mais graves da doença.

O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, fez uma alerta em relação as novas variantes da covid-19, citando a Omicron que causou preocupação às autoridades de saúde.

“Essa nova subvariante da Omicron deixou as autoridades de saúde em alerta e com a Sesapi não foi diferente. Por isso, estamos aqui para pedir a nossa população, principalmente àqueles que não tomaram as doses essenciais para a sua proteção, que retornem aos postos de saúde e completem o seu esquema vacinal contra a Covid”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

De acordo com a Sesapi, estão disponíveis para pessoas com 18 anos ou mais as vacinas de reforço da Pfizer, AstraZenea ou Janssen. Já para a faixa etária entre 12 e 17 anos o imunizante deve ser, preferencialmente, o da Pfizer. Se este não for disponibilizado a vacina da CoronaVac pode ser utilizada em substituição.

Ainda segundo orientações da pasta, os piauienses que se imunizaram inicialmente com a Janssen, vacina de dose única, devem receber três reforços caso tenha 40 anos ou mais, e duas para pessoas de 18 a 39 anos.

A Sesapi esclareceu também que é necessário aguardar um período de dois meses após o início do ciclo de esquema vacinal para receber a primeira dose de reforço. Já para o público que se vacinou com outros imunizantes, estes devem obedecer ao intervalo de quatro meses. Além disso, orientação é que também sejam utilizadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou a própria Janssen para as doses de reforço.

Por fim, o secretário Néris Júnior destacou que as vacinas são seguras e ajudam a proteger o sistema imunológico. “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Os imunizantes estão disponíveis nos postos de saúde de nosso estado”, destaca o gestor.

Facebook
Veja também