COE volta a recomendar uso de máscara em ambiente fechado no Piauí
Conforme o Governo do Estado, o comitê se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (23), e juntos aderiram a esta decisão, que não tem caráter obrigatório.
Nesta quarta-feira (23), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) anunciou a recomendação do uso de máscara em ambiente fechado no Piauí, devido o aumento de 37% dos casos de covid-19 no Estado, constatados por meio dos dados da Semana Epidemiológica.
Conforme o Governo do Estado, o comitê se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e juntos aderiram a esta decisão, que não tem caráter obrigatório.
Desta forma, o COE Piauí explicou que o decreto Estadual, de agosto de 2022, prevalece e prevê o uso de máscaras em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos; em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunossuprimidos.
O infectologista e membro do COE, José Noronha, afirmou que um novo encontro será realizado na próxima terça-feira (29) após acompanhar e avaliar os casos e números da doença no Estado.
“Vamos continuar acompanhando os números epidemiológicos da doença para avaliação e, na próxima semana teremos uma nova reunião. Por enquanto, permanecem válidas as mesmas recomendações do último decreto do Governo do Estado”, diz.
Segundo Noronha, é importante completar o esquema vacinal contra a covid-19 para evitar o retorno dos altos índices de hospitalização e morte. O membro do COE fez uma alerta sobre a baixa procura dos piauienses pela segunda dose de reforço.
“No Piauí, apenas 26,18% da população tomou a segunda dose de reforço, que é um número considerado muito baixo. Vá até o posto e complete o esquema vacinal para ficar protegido e evitar que o vírus circule. O meio mais seguro de combater a doença é a vacina”, enfatiza.
Covid-19
Vacina contra Covid-19
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir