Piauí está em queda no número de casos e mortes por Covid-19
De acordo com o Boletim, os números de casos no Estado registraram média móvel de 771, representando um decréscimo de 34% se comparado aos dados referentes a 6ª Semana Epidemiológica.
Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou que o Piauí possui uma tendência de queda nos números de casos e mortes por covid-19, registrados nos últimos 14 dias, de acordo com Boletim da 7ª Semana Epidemiológica.
De acordo com o Boletim, os números dee casos no Estado registraram média móvel de 771, representando um decréscimo de 34% se comparado aos dados referentes a 6ª Semana Epidemiológica. Contudo, os óbitos provocados pela doença ficaram na média móvel de seis, representando uma redução de 39%.
O secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, destacou que a redução do quadro epidemiológico se deve por conta do Decreto Estadual que estabelece o cumprimento dos protocolos sanitários e suspende festividades que geram aglomeração.
“A vacinação avançada no Piauí corroborou para a queda desses números nos últimos dias. Mas precisamos continuar nos imunizando, se você está no prazo do reforço ou de sua segunda dose volte para completar e pais e responsáveis levem suas crianças para receber as doses”, destacou o gestor.
Ainda segundo a Sesapi, o Piauí alcançou um novo marco apresentando recorde de casos diários da doença desde o início da pandemia, foram 2.117 casos positivos pela covid-19. Em abril de 2021 foi o período em que o estado apresentou mais casos de morte por complicações da covid-19, ao todo foram 1.087 mortes pela doença.
Além disso, a Sesapi avaliou por meio do Boletim Epidemiológico que a redução também é registrada na taxa de ocupação de leitos comparada a 6ª Semana Epidemiológica. Nesse período os leitos de atendimento a casos da covid-19 estão com ocupação em uma média de 250 em leitos clínicos, 143 em UTI’s e 12 em leitos de estabilização. Já no boletim desta semana a média ficou em 186 ocupando leitos clínicos, 119 em UTI’s e 06 internados em leitos de estabilização.
O secretário Florentino Neto ressaltou ainda que mesmo diante da redução nos números de ocupação de leitos e casos de covid-19, é preciso que a população permaneça adotando os protocolos sanitários.
“Mesmo com essa queda ainda precisamos manter as medidas de proteção contra o vírus e continuar tomando as doses das vacinas, necessárias para nossa prevenção”, afirmou o secretário.
O Boletim Epidemiológico desta semana também constatou diminuição na taxa de transmissibilidade que decaiu de 1.05 para 1.01, se configurando na menor taxa registrada desde o início da terceira onda da covid-19.
De acordo com a Sesapi, o Piauí possuía uma taxa de transmissibilidade de 1.05, registrada na última semana, ou seja, cada 100 pessoas infectadas com o coronavírus podem transmitir o vírus para outras 105 pessoas
No entanto, o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, ressalta que o ideal é que essa taxa fique abaixo de 1, de acordo com especialistas.
“Quando o Rt é menor que 1, é sinal de que a transmissão da doença recua e nos deixa em um cenário mais confortável”, complementou Herlon Giumarães.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir