"O passaporte de vacinação é um tiro no pé", diz Abrasel no Piauí
A Abrasel informou por meio de nota divulgada nas redes sociais que a ação adotada pelo Governo Estadual é "inócua" e "injusta".
Nessa quarta-feira (02), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - seccional Piauí (Abrasel) emitiu nota através das redes sociais questionando a obrigatoriedade do comprovante de vacina contra a covid-19 que deve ser exigido na entrada de estabelecimentos como restaurantes, bares e demais serviços.
A medida foi determinada através do Decreto Estadual Nº 20.525 publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Wellington Dias.
De acordo com a Abrasel, a ação adotada pelo Governo Estadual é "inócua" e "injusta" e a Associação afirmou ainda que defende a vacinação, mas que a exigência do passaporte de vacina é um “tiro no pé”.
“A Abrasel defende e apoia a vacinação! Inclusive, sendo uma das primeiras organizações do país a se manifestar em uma campanha pública sobre a necessidade de vacinar a população. Contudo, diferentemente da vacinação, o passaporte é um tiro no pé. Exigi-lo traz uma falsa sensação de segurança para a sociedade por parecer que essa medida contém a disseminação do vírus”, destaca em trecho da nota.
A Abrasel afirma que seria mais eficiente investir em campanhas de estimulo a vacinação bem como ao cumprimento dos protocolos de segurança e respeito ao isolamento social.
“Eficiente também seria garantir os testes para que os trabalhadores recebam tratamento correto e fiquem afastados apenas o tempo necessário”, complementa em nota.
Os donos de bares e restaurantes alegam que a medida deve trazer mais custos aos estabelecimentos em um período em que os locais enfrentam desafios econômicos diante da pandemia.
Por fim, a Abrasel pede que o governador Wellington Dias possa ouvir os donos de restaures e bares e que a medida seja revogada.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir