Covid: Piauí imuniza mais de 80% da população com duas doses da vacina
De acordo com a Sesapi, foram 6.701.060 doses da vacina aplicadas no estado, dentre a primeira e segunda dose, bem como a dose única e a de reforço.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou na manhã desta sexta-feira (11), que o Piauí já vacinou 80,02% da população imunizada com duas doses da vacina, conforme informações do Vacinômetro, esse número representa 6.701.060 doses da vacina aplicadas no estado, dentre a primeira e segunda dose, bem como a dose única e a de reforço.
De acordo com a Sesapi, o painel também aponta que 91,91% dos piauienses do público geral já receberam pelo menos uma dose das vacinas, além disso o Piauí também atingiu a marca de 71,17% do público infantil de 05 a 11 anos imunizado com a primeira dose da vacina, foram 238.143 crianças que já garantiram a primeira dose e outras 26.024 que já estão com a segunda dose.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressaltou a conquista do Estado, mas ressaltou a necessidade de permanecer adotando as medidas de higiene contra a covid-19.
“Conseguir essa marca de mais de 80 % de nossa população já vacinada com as duas doses é animador, mas nem por isso podemos relaxar e pensar que a pandemia acabou. O vírus ainda está ai e precisamos trabalhar duro para que todos os piauienses estejam vacinados contra a Covid-19”, ressalta o gestor.
O superintendente de Atenção Primaria à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, explicou que os números são positivos e que a população deve contribuir com a imunização no Estado para que a pandemia seja superada.
“A Vacina está aí e no Piauí observamos a vacinação progredindo cada vez mais graças ao trabalho da Sesapi e de todos envolvidos na execução das vacinas, mas precisamos ter em mente que todos precisam avançar na vacinação de forma semelhante para que a pandemia comece a ir embora”, ressalta o superintendente.
O secretário Florentino Neto afirmou que um dos fatores que preocupam os agentes de saúde é o nível de aplicação das doses de reforço que registram apenas 32,28% da população imunizada com a dose adicional, representando 1.061.285 piauienses com a terceira dose.
“Nossas equipes técnicas estão monitorando a situação e buscando formas junto às equipes presentes nos municípios de melhorar o nível de vacinação de reforço. A população precisa entender que mesmo recebendo as duas doses da vacina, a dose de reforço é essencial para garantir uma segurança extra para todas as pessoas. Também chamamos a atenção para os imunosuprimidos buscarem sua quarta dose assim que ela esteja disponível no seu município”, ressaltou o secretário.
Por fim, Florentino Neto pontuou que 7.169.694 doses contra a covid-19 já foram distribuídas para os 224 municípios do Estado desde o início da pandemia.
“Precisamos que todos os nossos estados atinjam níveis elevados de imunização de seus cidadãos, somente assim teremos um ambiente seguro dentro do Brasil, com o vírus sendo controlado e um nível menor de transmissibilidade e novos casos e óbitos”, finaliza.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir