Secretário Neris Júnior pede celeridade no envio de vacinas para o Piauí
Conforme a Sesapi, o secretário participa nesta quarta-feira (27), da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, onde deve solicitar a demanda.
Nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Neris Júnior participa da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. Na reunião o gestor vai solicitar a celeridade no envio de vacinas para imunização do público infantil no Piauí.
Conforme a Sesapi, dentre as pautas discutidas na reunião estão: a vacinação de crianças contra Covid e a dificuldade nos estados em aquisição de medicamentos e insumos.
O secretário Neris Júnior ainda anunciou que vai pedir o aumento de vagas destinada aos profissionais de saúde da família, bem como mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Estado.
“Vou solicitar o aumento de vagas para profissionais de saúde da família na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família; queremos também mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Piauí e celeridade no envio de vacinas para crianças de 3 a 4 anos”, explica.
De acordo com o gestor da saúde, é necessário agilizar o envio dos imunizantes diante do número de mortes de crianças nessa faixa etária em decorrência da covid.
Conforme dados do Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, da Fiocruz/Unifase, em dois anos, as mortes de crianças de até cinco anos por Covid-19 foram mais do que o triplo das causadas, em uma década, por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde. Em 2020 e 2021, 1.508 crianças morreram por Covid.
O levantamento foi obtido a partir de dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde).
Por fim, a Sesapi informa que outros assuntos também devem entrar em pauta ao longo do encontro do Conass, são eles: a situação da Monkeypox no país, o vírus que causa a Varíola dos Macacos; a Gestão Técnica, Administrativa e Financeira dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública e a Política de Alta Complexidade.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir