Anvisa aprova importação de vacina contra varíola dos macacos
De acordo com a Agência, apesar de análises e estudos já existentes, mais pesquisas sobre a efetividade do imunizante serão realizadas.
Nessa quinta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou por unanimidade a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde utilize a vacina Jynneos/Imvanex para o combate à varíola dos macacos no Brasil.
De acordo com a Anvisa, a vacina Jynneos (EUA)/ Imvanex (EMA), utilizada contra a varíola, e agora contra a variante modificada, denominada monkeypox, cepa Ankara, deve ser utilizada no país. “O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa”, pontuou a agência.
Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, é esperado que a vacina usada para combater a varíola tenha utilidade contra a varíola dos macacos. A Meiruze também apontou a necessidade de mais pesquisas para confirmação de efetividade do imunizante.
A Anvisa explicou ainda que a decisão foi tomada através de análise no relatório de avaliação da agência americana Food and Drug Administration (FDA) feita com a vacina Jynneos. “A documentação encaminhada pelo Ministério da Saúde é a mesma disponibilizada pela FDA, sendo que o produto importado deverá corresponder às mesmas características do pedido avaliado pela Anvisa”, explicou a Agência.
Conforme informações da Agência, até o momento não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas para ser conduzido de forma nacionalmente.
Com informações da Agência Brasil.
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir