Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.
Nesta quarta-feira (15), o Governo Federal revogou a instrução normativa de monitoramento do PIX em transações acima de R$ 5 mil. A medida foi anunciada pelo secretário Especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, durante coletiva de imprensa.
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.
“Pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam um ato normativo da Receita Federal, prejudicando milhões de pessoas, causando pânico, principalmente na população mais humilde, desacreditando injustamente um instrumento de pagamento muito importante no dia a dia das pessoas, inclusive abrindo margem para crimes serem cometidos em cima dessa mentira. Infelizmente, esse dano é continuado. E por conta dessa continuidade do dano, dessa manipulação desse ato da Receita, eu decidi revogar esse ato em um primeiro momento”, explicou.
Uma medida provisória (MP) será publicada posteriormente para impedir que estabelecimentos cobrem valores diferentes por pagamentos feitos via Pix e em dinheiro. Essa prática irregular foi identificada em diversos locais nos últimos dias.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também estava na coletiva e explicou que essa medida vai combater as notícias falsas referentes à taxação do Pix.
Com informações da Agência Brasil
-
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral -
Prefeitura de Timon lança edital com mais de 400 vagas para a Educação
Inscrições estarão abertas entre 9 e 11 de janeiro no site da Funvapi -
Confira quais são os feriados e pontos facultativos de 2025
A nota informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. -
Mega da Virada 2024: oito apostas dividem prêmio de R$ 635,4 milhões
O prêmio ofertado da Mega desse ano foi o maior valor da história do concurso na edição especial
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir