Brasil produz 15% da carne de frango consumida no mundo, diz pesquisa

O maior exportador nacional é o estado do Paraná, que respondeu por volta de 20% das exportações do setor no Brasil entre janeiro e julho.

Os frigoríficos do Brasil devem fechar o ano de 2023 com a produção de 15 milhões de toneladas de carne de frango, correspondente a quase 15% de toda a oferta mundial desse alimento.

Neste ano, a disponibilidade global de frango será de 103 milhões de toneladas. Essas, são informações apresentadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal, com uma estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Conforme os números apresentados, apenas os norte-americanos superam os brasileiros em produção. Apesar disso, os Estados Unidos perdem quando o assunto é exportação.

O líder do comercio desse tipo de proteína no mercado internacional é o Brasil. Em 2023, os embarques brasileiros devem alcançar a marca recorde de 5,2 milhões de toneladas. Já os EUA, vão exportar 3,3 milhões de toneladas, quase 40% em comparação aos frigoríficos nacionais.

O maior exportador nacional é o estado do Paraná, que respondeu por volta de 20% das exportações do setor no Brasil entre janeiro e julho.

Mesmo sendo o campeão das exportações, o país consome a maior parte da proteína de aves que produz. Em 2023, 65% de toda a oferta brasileira será consumida pela população local. Isso garante quase 50 quilos de carne de frango para cada habitante do país.

Com informações da Revista Oeste.

Mais conteúdo sobre:

Economia

Veja também