Idosa morre após ser atingida por raio em praia no litoral de SP
O raio atingiu outros três banhistas da mesa família nesse sábado (20), na Vila Caiçara, em Praia Grande (SP).Na tarde desse sábado (20), um raio atingiu quatro banhistas da mesma família na Vila Caiçara, em Praia Grande (SP), na Baixada Santista. A Defesa Civil informou que uma idosa, de 60 anos, morreu diante do impacto.
De acordo com a Defesa Civil de SP, as quatro pessoasatingidas foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento Samambaia, sendo que três estão em estado grave, mas estáveis.
As autoridade informaram ainda que outras quatro pessoas também sentiram a descarga elétrica e foram socorridas, mas não apresentam quadro grave.
Ainda conforme dados da Defesa Civil, no estado de São Paulo desde a sexta-feira (19), já chega a quatro o número de óbitos causados pelas chuvas, sendo duas em Limeira, uma em Sorocaba, e uma em Praia Grande.
Em caso de queda de raios, as autoridades orientam a procurar abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina de água com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel. Por isso, é importante também evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores.
Além disso, em locais atingidos por fortes rajadas de vento, as pessoas devem evitar se abrigar debaixo árvores ou coberturas metálicas frágeis, é preciso ficar longe de janelas, vidros e objetos perfurantes, cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis.
Com informações da Agência Brasil