Viagora

Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina

O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), em parceria com o Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA/ONU), divulgou que promoverá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina, o I Fórum de Justiça Climática de Teresina. Organizado pela Agenda Teresina 2030, o evento abordará como os eventos climáticos extremos vem impactando nas populações de idosos, gestantes, crianças, trabalhadores e mulheres.

“Esse evento é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Justiça Climática de Teresina (COMJUCA). É uma oportunidade para chamarmos a atenção da sociedade, de um modo geral, para a situação dessas populações mais vulneráveis ao calor extremo, à intensa radiação solar, às consequências das chuvas torrenciais, à falta de acesso a saneamento básico e soluções de adaptação a esse contexto de mudanças climáticas”, pontuou o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.

De acordo com a Semplan, o I Fórum de Justiça Climática de Teresina terá a participação de especialistas locais e do UNFPA/ONU, ministrando uma palestra magna e mesas redondas para aprofundar as discussões.

Segundo dados fornecidos pela Semplan, a capital piauiense foi a décima no Brasil a construir o seu Plano de Ação Climática, documento detalhando um diagnóstico a respeito da emissão de gases do efeito estufa e suas consequências, um amplo estudo de vulnerabilidades da cidade, bem como os fenômenos extremos que já se manifestam no clima, na biodiversidade, nas pessoas e nas estruturas públicas, trazendo prognósticos para o futuro. Não se trata do calor costumeiro, mas chuvas, ilhas de calor, deslizamentos, inundações, enxurradas e queimadas, tudo isso vêm se intensificando e afetando sobremaneira a vida de grupos sociais de populações vulnerabilizadas da cidade de Teresina, de forma mais intensa e indistinta.

Conforme a Semplan, a Prefeitura Municipal de Teresina instituiu, em abril deste ano, a partir da proposta da Agenda Teresina 2030, a Comissão Municipal de Justiça Climática – COMJUCA, um importante instrumento de intercessão nas discussões para atendimento dessa população mais vulnerabilizada frente à crise do clima. O I Fórum de Justiça Climática de Teresina tem a participação direta dos membros do COMJUCA na formatação das mesas redondas e na condução das discussões. As inscrições para o evento serão abertas e podem ser realizadas através do link https://www.even3.com.br/forum_de_justica_climatica_de_teresina/

Por: Jéssica Borges

Facebook
Veja também