Viagora

Estados Unidos não aplicarão sanções às ajudas pelo terremoto no Irã

O governo do presidente Barack Obama ofereceu assistência às vítimas iranianas do sismo de sábado.

O governo dos Estados Unidos indicou nesta segunda-feira que seus cidadãos podem doar alimentos e medicamentos ao Irã sem temor de serem processados devido às fortes sanções aprovadas contra esse país, que no sábado sofreu dois fortes terremotos.

O governo do presidente Barack Obama ofereceu assistência às vítimas iranianas do sismo de sábado, apesar de sua campanha de sanções econômicas contra o regime islamita devido ao seu polêmico programa nuclear.

"Nossos corações estão com os afetados", disse aos jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

"Os americanos que desejarem fornecer ajuda humanitária aos iranianos neste momento podem doar alimentos e medicamentos sem ferir as regulações para o comércio com o Irã", disse, referindo-se às sanções.

O governo Obama aumentou a pressão econômica sobre o Irã com o objetivo de dissuadir Israel de empreender ações militares contra a República Islâmica. Israel teme que o Irã esteja desenvolvendo a bomba atômica, apesar de Teerã alegar que seu programa tem apenas objetivos pacíficos.

O terremoto duplo que atingiu no sábado em um intervalo de poucos minutos o noroeste do Irã deixou 306 mortos, em sua grande maioria mulheres e crianças, e mais de 3.000 feridos, segundo um novo registro apresentado na segunda-feira pela ministra da Saúde iraniana.
Mais conteúdo sobre:

Estados Unidos

Facebook
Veja também