Viagora

Profissionais da Sesapi e policiais militares participam de simpósio sobre stress

Na abertura do Simpósio, o secretário de estado da saúde, Ernani Maia, lançou o programa de gerenciamento de stress da Sesapi.

Os males causados pelos stress foram temas de uma palestra com a renomada Phd e doutora em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal, Ana Maria Rossi, durante a abertura do I Simpósio de Prevenção do Stress e Relações Humanas no Trabalho. O evento, realizado em parceria com o Centro de Assistência Integral a Saúde da Polícia Militar (CAIS/PMPI), acontece no auditório do CEIR até esta quarta-feira (22). Profissionais da Sesapi e PM participam do simpósio.

Imagem: ReproduçãoAna Maria Rossi ministra palestra sobre o stress(Imagem:Reprodução)Ana Maria Rossi ministra palestra sobre o stress

Na abertura do Simpósio, o secretário de estado da saúde, Ernani Maia, lançou o programa de gerenciamento de stress da Sesapi. “Estamos trazendo a maior autoridade na América Latina em prevenção do stress. O problema é o stress sair do nível fisiológico para o patológico. Precisamos saber gerenciá-lo. Sobre o programa, este será voltado para os servidores administrativos da área de saúde e também para os recursos humanos, principalmente dos hospitais. É um trabalho que se inicia hoje e depois com ações continuadas”, disse o secretário.

Imagem: ReproduçãoSecretário Ernani Maia(Imagem:Reprodução)Secretário Ernani Maia

“Se formos analisar a medicina desde seu surgimento, vemos que os padrões de cuidados e de equipamentos se modificaram, mas nem sempre dependemos da tecnologia pra conseguirmos qualidade de vida, precisamos avaliar hoje em dia outros fatores como a estado bio-psico-mental-social e até espiritual tanto dos pacientes como dos profissionais, visando assim melhor qualidade de vida”, acrescenta o secretário.

Outro ponto destacado pelo secretario de Estado da Saúde foi a parceria entre Sesapi e PM, que em menos de um ano trouxe resultados satisfatórios para Teresina e todo o Estado. “Queremos continuar nesta jornada de gestores comprometidos com a saúde pública, o Hospital da PM começou tímido e hoje é referencia em saúde bucal, além dos mais de 7.000 procedimentos médicos realizados. Com estes serviços prestados para os policiais e todo o Piauí, no próximo ano certamente este Hospital será elevado para a categoria de Alta complexidade, isso nos orgulha e nos estimula mais ainda”, destacou.

Imagem: ReproduçãoSimpósio alerta que stress em demasia deixa sequela(Imagem:Reprodução)Simpósio alerta que stress em demasia deixa sequela

O Simpósio serviu também para o lançamento do Programa de Qualidade de Vida da Policia Militar. O QVT, como é chamado, foi apresentado pelo Comandante da PM, Coronel Rebelo. “Assim que o oficial chega na nossa corporação eles tem atividades físicas, além de testes psico-sociais e testes fisiológicos. Agora com este programa e esta gama de ações pretendemos estimular a autoestima dos nossos homens e mulheres da PM, levando a eles sensação de bem estar, e comprometimento nas atividades”, disse o comandante geral da PM”,a firmou.

Na ocasião, o Hospital da Polícia Militar (HPM) aderiu ao programa. “As estatísticas comprovam a forte contribuição do HPM no sistema de saúde de Teresina. Em seis meses foram 5875 consultas ambulatoriais e 2217 cirurgias”, afirmou o diretor do HPM, tenente-coronel Jales Henrique Porfírio.

Imagem: ReproduçãoSecretário Ernani Maia acompanha a palestra(Imagem:Reprodução)Secretário Ernani Maia acompanha a palestra

A doutora Ana Maria Rossi iniciou a palestra ressaltando que o stress é parte de nossa vida, por tanto, é necessário saber conviver com ele. “Precisamos conviver em equilibro com ele, se for demasiado nós vamos ter alguma sequela. Vamos aqui identificar o nível de stress dos participantes e dar orientações para que eles possam conviver em harmonia com esse stress”, afirma.

Segundo a psicóloga, quem possui um estilo de vida saudável terá mais resistência para enfrentar o stress. “Para isso, sempre oriento alguma técnica de relaxamento diariamente como a respiração abdominal, a respiração profunda”, destaca.

Ana Maria Rossi lembra que entre os sintomas físicos do stress estão as dores musculares, dores de cabeça, hipertensão, dentre outros. Já os sintomas emocionais estão a ansiedade, o mais predominante por sinal, a preocupação e até a raiva. “Se sofremos alguma pressão desenvolvemos comportamento para lidar com a situação”, diz a doutora, ressaltando que obesidade e tabagismo também são resultados de stress elevado.

O stress e o sedentarismo são apontados como principais causas de várias doenças. O comprometimento da saúde das pessoas, por sua vez, provoca ausências e faltas no trabalho e impacta, diretamente, no andamento das atividades organizacionais.

“Na busca do sucesso pessoal e profissional, muitas vezes deixamos de lado hábitos simples como relaxar e fazer exercícios, este evento mostra que o governo estadual está preocupado em oferecer mais qualidade de vida aos servidores”, lembra a doutora.

“Costumo dizer que embora temos a correria do mundo moderno, sempre é bom fazer uma pausa e valorizar também tudo aquilo que faz bem a saúde”, acrescenta.

O segundo momento do simpósio – na tarde desta terça-feira (21) e amanhã (22) - será dedicado ao Curso de Capacitação em Prevenção do Stress e aprimoramento das relações humanas no trabalho. Apenas profissionais da PM terão acesso.
Confira a Programação:

14:30h CURSO DE CAPACITACAO EM GERENCIAMENTO DO STRESS DA PMPI

Mesa redonda- STRESS E ADOECIMENTO DO SERVIDOR MILITAR. Presidente Mesa-Cel.

Dr.Osvaldo M. Campos: Examinando o Quadro Geral da Saude do Policial Militar
Moderação: Coordenadora Clínica do CAIS/PMPI: Psicóloga Aderlane Maia.
Cel Dr. Fco. J. Lima: a importância da prevenção dos Risco Cardiovasculares na atividade militar.
Cel Dr. J. J. M. Bringel:prevencao do diabetes
Cel Dr. Marco Pólo N. Barros: O adoecimento como resultante do stress na corporação.
Dr. Alan: A saúde mental -uma metáfora do adoecer.

16h - A acolhida no Serv.Social do CAIS/PMPI - Sold.Ely Alves - parte 1
16:15 h - A interface Hospitalar - Assistente Social Valéria Monteiro.
16:30h - A Enfermagem no CAIS-Enfermeira Joselene Oliveira - Parte 1
17:00h - O serviço de Psicologia no CAIS/PMPI - Dra. Aderlane Maia
Eixo 1 e 2 - Prevenção e Cuidado : O Enfrentamento do Crack

INTERVALO

18:00h - A Eixo 3 -Autoridade - Aspectos Militares na Instituição de Saúde.
A experiencia do CAIS/PMPI - Coordenadora Geral do CAIS/PMPI Cap Aparecida Batista.

Dia 22/08/12

08:00h -MESA REDONDA: A Saúde Mental na Instuição Militar - Expositores: Dr. Alan & Dra. Adelane Mais e Cap Marcelo Barros.

09:15h - Intervalo

09:30h - A Psicopedagogia na Instituição de Saude. Sgt Paulene Rebelo- Eixo 2 / Prevenção-implantacao do PROERD-filhos de pacientes.

10:00h - A Arteterapia como recurso de expressão de conflitos.Art.Socorro Albino.
10:15h - A Atividade Física e o automonitoramento em saúde. Cap.RR Fco. Assis.
10:30h - O Programa Equilíbrio : Integração Corpo e Mente. Ten Marcos
10:45h - O Programa Saude 10 - prevenção do Diabetes e Hipertensão. Enf. Joselene Oliveira
11:00h - : Adesão medicamentosa ao tratamento: Questão de vida. Cap. Marcelo
11:30h - Avaliação do Encontro: Questionário e Fala Livre.

-Proposta de Implantação do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio da PMPI - Coord.Clinica:Aderlane Maia.

Facebook
Veja também