Viagora

Produtores de petróleo do Golfo dos Estados Unidos param produção antes de Isaac

Operadores offshore, ainda nervosos com as tempestades catastróficas de 2005, não querem correr riscos.

Produtores de petróleo e de gás natural no Golfo do México se preparavam neste sábado para o primeiro furacão a atingir a indústria petroleira norte-americana em 2012, que pode provocar o fechamento de quase metade da produção de petróleo offshore norte-americana.

A rota atual da tempestade tropical Isaac segue para o leste das instalações de produção offshore norte-americana, com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos prevendo que vai atingir a força de furacão no domingo, antes de aterrissar na Florida Panhandle na noite de terça-feira ou madrugada de quarta-feira.

Operadores offshore, ainda nervosos com as tempestades catastróficas de 2005, não querem correr riscos.

A BP, sediada em Londres, a maior produtora do Golfo norte-americano, cortou na sexta-feira a produção de sua gigantesca plataforma Thunder Horse, a maior do mundo, que pode processar 250.000 barris de petróleo por dia.

Até agora o Isaac motivou o fechamento do equivalente a 8,63 por cento da produção offshore de petróleo norte-americana e 1,62 por cento da produção de gás natural, segundo dados do governo norte-americano divulgados no sábado.

Neste sábado, a BP suspendeu a produção nas instalações próximas no bloco de perfuração offshore Mississippi Canyon em Na Kika, Horn Mountain e nas plataformas Marlin.

A Shell disse na sexta-feira que iria retirar trabalhadores não essenciais da maior parte de suas plataformas no Golfo. Outras operadoras offshore devem anunciar fechamentos preventivos nos próximos dias, à medida que o Isaac se aproxima.
Mais conteúdo sobre:

Estados Unidos

Facebook
Veja também