Viagora

Barack Obama defende fortalecimento do país

Obama declarou o fim das operações de combate americanas no Iraque em 31 de agosto de 2010, depois de sete anos de guerra. Washington repatriou suas forças no f

O presidente Barack Obama marcou o segundo aniversário do fim da missão americana de combate no Iraque com um pedido de fortalecimento do país, com a "construção da nação" ("nation building"), que que luta para reativar a economia.

Obama declarou o fim das operações de combate americanas no Iraque em 31 de agosto de 2010, depois de sete anos de guerra. Washington repatriou suas forças no fim do ano passado.

"Ao virar a página de uma década de guerra, é tempo de construir a nação em casa", disse o presidente dos Estados Unidos em seu programa semanal de rádio.

"Ninguém que tenha lutado por este país deveria lutar por trabalho ou um teto quando volta para casa", completou.

O presidente defendeu um sistema que favoreça o emprego para os veteranos de guerra, com a reconstrução da antiga infraestrutura e da matriz energética do país, assim como que passem a ocupar cargo na polícia e nos corpos de bombeiros.

Obama marcou sua oposição à guerra no Iraque mesmo antes de ser eleito para o Senado em 2004 e considera o retorno das tropas como a concretização de uma de suas principais promessas políticas.

Sua decisão certamente será destacada na próxima semana na convenção do Partido Democrata, três dias de discursos e eventos para oficializar sua candidatura a um segundo mandato presidencial.

As pesquisas mostram que a política externa de Obama é uma de suas melhores credenciais para tentar a reeleição, apesar dos republicanos o acusarem de fragilidade e de ter permitido a redução do poder dos Estados Unidos no mundo.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também