Viagora

Farc lançam rap sobre negociações de paz e criticam no Brasil e nos Estados Unidos

Militantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lançaram um rap sobre as negociações de paz recentemente firmadas com o governo colombiano em q

No vídeo, que foi divulgado nesta segunda-feira no site oficial do grupo, dois guerrilheiros, um homem e uma mulher, aparecem vestidos com uma camiseta com a imagem de Che Guevara cantando versos de reprovação a políticos, personalidades públicas, organismos internacionais e outros países.

O primeiro alvo das críticas é o atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, chamado de "burguês", quem finalmente teve de negociar com as Farc. "O pedante e "Chucky" (apelido dado a Santos pelos militantes em alusão ao filme do boneco assassino) Santos viu-se na necessidade de pedir a Fidel Castro que o ajude com as Farc", diz a letra.

O ex-presidente Alvaro Uribe, que criticou os acordos, também não foi poupado. "Esta briga será dura (...) Uribe (...) só entende de matanças", acrescenta a música.

Além disso, o rap acusa os aliados do governo, incluindo o Brasil.

"Um plano foi feito pelos gringos: dólares com policiais. O Brasil vendeu a eles (à Colômbia) tucanos (caças) e depois supertucanos, para com bombas nos jogar", diz a letra.

Ao final do vídeo, de quatro minutos, o comandante do Estado Maior Central das Farc, Timoleón Jimenez, fala sobre a vitória.

"Juramos vencer e venceremos", declara.
Mais conteúdo sobre:

Estados Unidos

Facebook
Veja também