CNJ autoriza uso do WhatsApp para intimações judiciais
O objetivo é desburocratizar processos do Poder Judiciário. O uso é facultativo e apenas válida para a realização de intimações.
A utilização do aplicativo WhatsApp para intimações judiciais foi aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com objetivo de desburocratizar processos do Poder Judiciário. Havia decisão anterior da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) que proibia o uso, mas foi contestada pelo colegiado, em decisão unânime.
O uso de aplicativos para atos processuais vale somete às partes que aderirem aos termos da portaria, ou seja, o uso é facultativo e apenas válida para a realização de intimações.
O uso da ferramenta, de acordo como o CNJ, foi iniciado em 2015 e se baseou em uma portaria elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.
Relatora do processo, a conselheira Daldice Santana, ressaltou que o uso da ferramenta tem amparo legal e é uma inovação. “O projeto inovador [...] encontra-se absolutamente alinhado com os princípios que regem a atuação no âmbito dos juizados especiais, ele não apresenta vícios”, considerou em seu voto.
A portaria prevê que, se a confirmação do recebimento da mensagem não ocorra no mesmo dia do envio, a intimação deverá ser feita da forma convencional.
Conselho Nacional de Justiça
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir