Contran aprova o uso de CNH eletrônica por motoristas
A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento.
Foi aprovado ontem (25) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta do Ministério das Cidades que estabelece um novo recurso para motoristas, a implantação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que poderá ser acessadas através de um aplicativo de celular.
A proposta que começa a valer apartir de fevereiro de 2018, oferece aos motoristas outra maneira de ter acesso a Carteira de Habilitação, através do meio eletrônico, em seus smartphones.
- Foto: Agência BrasilCNH eletrônica
A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento, pois possui a mesma autenticidade do documento físico. A carteira digital será identificada através do QRCode ou certificado digital.
Como adquirir a CNH digital
Para ter acesso à CNH-e, os condutores terão que realizar um cadastro no site do Denatran com um certificado digital. Após esse processo, será preciso ativar o cadastro através de um link que será enviado ao e-mail do motorista.
A ativação do cadastro deve ser realizada no celular em que a CNH será salva, que passará a ser protegida através de um PIN, que se trata de um código de identificação pessoal. Esse código será solicitado todas as vezes em que o motorista quiser ter acesso ao documento. O bloqueio do aplicativo poderá ser feito caso o smartphone seja roubado.
Apesar da inovação, a emissão da CNH impressa continua.
Conselho Nacional de Trânsito
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS.Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025.Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir