Projeto de mudança da Lei da Ficha Limpa é arquivado no Senado
A decisão de retirada do projeto foi feita pelo próprio autor da proposta, o senador catarinense Dalirio Beber (PSDB).
Nessa terça-feira (20), o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), autor de projeto que fragiliza a Lei da Ficha Limpa, anunciou a decisão de retirar a proposta de tramitação. A solicitação do parlamentar foi aprovada pelo plenário e, com isso, o projeto será arquivado.
- Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoDalírio Beber (de pé) é o autor da proposta.
O projeto estava em regime de urgência, mas foi alvo de críticas de vários senadores. Os parlamentares contrários afirmam que o projeto “flexibiliza” a Lei da Ficha Limpa por diminuir o período de inelegibilidade para políticos condenados antes de 2010.
Dois senadores apresentaram pedidos de retirada da urgência do projeto. No entanto, antes da análise dos pedidos, Dalirio Beber subiu à tribuna e anunciou a retirada da proposta.
O texto foi apresentado pelo parlamentar catarinense em outubro de 2017, dias depois do Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido que políticos condenados antes de 2010 deveriam cumprir oito anos de inelegibilidade, e não três, como ocorria anteriormente.
Na época, o tribunal discutia se a punição determinada pela Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010, valeria também para casos anteriores a essa data. Por maioria de seis votos, os ministros entenderam que sim.
Pelo texto de Beber, os políticos que cumpriram os três anos de inelegibilidade já estariam aptos a concorrer novamente em eleições.
Em dezembro de 2017, sete líderes de partidos no Senado apresentaram um requerimento para que o projeto passasse à frente de outros e fosse votado com urgência. O requerimento ficou parado durante alguns meses.
Só em novembro de 2018 é que a urgência foi aprovada e o projeto entrou na pauta de votação.
Lei da Ficha Limpa
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoralPrefeitura de Timon lança edital com mais de 400 vagas para a Educação
Inscrições estarão abertas entre 9 e 11 de janeiro no site da FunvapiConfira quais são os feriados e pontos facultativos de 2025
A nota informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.Mega da Virada 2024: oito apostas dividem prêmio de R$ 635,4 milhões
O prêmio ofertado da Mega desse ano foi o maior valor da história do concurso na edição especial
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir