Ex-presidente da Petrobras é condenado a 11 anos na Lava Jato
Aldemir Bendine foi condenado por Sérgio Moro pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Sentença saiu nesta quarta-feira.
O ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 11 anos de prisão na Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (7).
Aldemir foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht, para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.
Moro determinou que, em um primeiro momento, a pena seja cumprida em regime fechado, com o regime podendo ser alterado de acordo com a devolução do “produto do crime”. O ex-presidente da Petrobras já está preso no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba.
Bendine é o único ex-presidente da Petrobras que virou alvo de processo na Operação Lava Jato. Ele assumiu a presidência do Banco do Brasil em abril de 2009, a convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Aldemir, outras quatro pessoas também foram condenadas. Entre elas, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, com penas somadas de 10 anos e seis meses de reclusão, também por corrupção e lavagem de dinheiro.
- Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAldemir Bendine
O juiz adotou as penas previstas na colaboração de delação premiada. Marcelo foi preso em junho de 2015, ficou preso por dois anos e meio e, desde dezembro do ano passado, cumpre prisão domiciliar.
Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, denunciado na ação, foi absolvido por Moro por falta de provas.
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir