Publicada lei que institui Refis para micro e pequenas empresas
A lei chegou a ser vetada pelo presidente Michel Temer no início deste ano.
Entrou em vigor nessa segunda-feira (09) a Lei Complementar 162/2018, responsável pela criação do Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN) - o Refis para pequenas e micro empresas.
A lei foi vetada pelo presidente Michel Temer em janeiro deste ano, sob a justificativa de que a medida interfere na Lei de Responsabilidade Fiscal, por não prever a origem dos recursos necessários para cobrir os descontos aplicados a multas e juros no parcelamento da dívida. Porém, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidnete na última terça-feira (03).
- Foto: Lula Marques/Agência PT.Michel Temer havia vetado a lei em janeiro deste ano
O objetivo do programa é permitir micro e pequenas empresas parcelarem débitos tributários com condições mais acessíveis e descontos em multas e em encargos legais.
Conforme o texto, devem ser pagos pelo menos 5% do valor dos débitos vencidos até novembro do ano passado, sem descontos e em até cinco parcelas mensais e sucessivas. As prestações terão um valor mínimo de R$ 300, salvo os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujo valor será definido pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).
Michel Temer
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir