STF vai discutir criminalização de ato obsceno em local público
O artigo 233 do Código Penal tipifica como crime a prática de ato obsceno em local público, aberto ou exposto ao público.
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a constitucionalidade do artigo 233 do Código Penal. O artigo tipifica como crime a prática de ato obsceno em local público, aberto ou exposto ao público.
Os ministros irão julgar se o dispositivo é compatível com o princípio da reserva legal (ou taxatividade), previsto na Constituição Federal, segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.
Caso relacionado a esse assunto já foi tratado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O MP questionou decisão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais do estado que absolveu um cidadão flagrado se masturbando em via pública, reconhecendo a atipicidade da conduta. Segundo o entendimento da Turma Recursal, o artigo 233 do Código Penal não determina taxativamente quais seriam os atos obscenos.
O Ministério Público gaúcho entrou com recurso no STF. O mérito do recurso será submetido à julgamento no Plenário da Corte, ainda sem data definida.
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir