MEC suspende criação de cursos de medicina no país por cinco anos
A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas.
A criação de cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada nessa quinta-feira (5), durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor.
- Foto: Agência BrasilReunião realizada para debater sobre a suspensão
A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também deve ficar suspensa pelo mesmo período de cinco anos.
Carlos Vidal, presidente do Conselho Federal de Medicina, relatou que a medida é uma ação que visa preservar valores como a saúde, vida e dignidade humana com uma prática médica qualificada, e que a portaria vem ao encontro da necessidade de controle da autorização de novas escolas.
De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.
A Associação Médica Brasileira (AMB) relatou que a portaria pode ajudar a resolver os problemas que envolvem as escolas médicas do país, devido a deficiências que apresentam, pois a maioria das novas escolas não estão garantindo uma formação adequada aos estudantes da área.
Ministério da Educação - MEC
Michel Temer
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir