Outdoors com imagens de Bolsonaro em Mato Grosso serão retirados
A Justiça Eleitoral classificou o ato como propaganda eleitoral espontânea, e determinou que os outdoors fossem retirados em 24hrs.
Outdoors com imagem do pré-candidato à presidência da República Jair Messias Bolsonaro, devem ser retirados das ruas dos municípios de Pontes e Lacerda, no estado do Mato Grosso, após uma medida do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral.
- Foto: Divulgação / Câmara dos DeputadosJair Messias Bolsonaro
O juiz Paulo Cezar Alves Sodre, do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), se mostrou favorável a medida para que os outdoors publicitários contendo a fotografia de Bolsonaro, registrado pelo grupo “Avança Lacerda” fossem retirados dentro do prazo de 24hrs.
A procuradora eleitoral Cristina Nascimento de Melo esclareceu que os outdoors caracterizavam propaganda eleitoral espontânea, pois possuem a foto, o nome do deputado federal, a bandeira do Brasil e ao fundo uma mensagem eleitoral.
“A veiculação de tais outdoors afronta duplamente o regramento eleitoral. De um lado porque ocorre antes do período em que é permitida a propaganda eleitoral e, de outro, pelo fato de a própria figura do outdoor ter sido banida da política do Brasil desde 2006”, disse a procuradora.
De acordo com o juiz Paulo Cezar Alves Sodre, o período permitido para que seja realizada a propaganda eleitoral será iniciado apenas a partir do dia 16 de agosto de 2018. Entre os erros cometidos, o juiz destaca o uso de outdoor que é vedado, e que também presume que houveram gastos financeiros, que só podem ser realizados após as convenções partidárias.
Mesmo que alguém tenha gasto com a implantação do outdoor, precisa registrar o custo como doação, que só pode ser feita, com exceção do financiamento coletivo, “após a existência plena e válida da candidatura devidamente registrada perante o órgão competente”.
“Logo, se durante o período em que se admite a propaganda eleitoral (a partir de 16 de agosto deste ano), a mensagem veiculada seria considerada como propaganda vedada por ter sido veiculado em outdoor, forçoso concluir que, no presente momento, ela também é vedada exatamente por ter sido veiculada por meio de outdoor”, finalizou o juiz.
No Piauí, prováveis candidatos às eleições de 2018, Heldervan Lopes Eugênio Gomes, o Devan Eugênio e Silas Freire, estão sendo alvos de investigação por parte do Ministério Público Eleitoral do estado, após serem acusados de fazer propaganda eleitoral antecipada.
Jair Bolsonaro
Ministério Público Eleitoral
Silas Freire
Eleições 2018
Ministério Público Federal - MPF
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir