“Bolsonaro submete o Brasil aos interesses de Donald Trump”, diz PT
O Partido dos Trabalhadores criticou a viagem oficial que o presidente do Brasil fez aos Estados Unidos recentemente.
O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou nota neste sábado (23) comentando a viagem que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), fez aos Estados Unidos recentemente. Em análise sobre as ações da viagem oficial, o PT afirmou que “Bolsonaro submete o Brasil aos interesses econômicos e políticos do governo de Donald Trump”.
Para o PT, os acordos assinados por Bolsonaro com o governo americano “entregam interesses estratégicos do Brasil em troca de nada”.
Um ponto criticado é a dispensa da exigência de vistos para entrada de estadunidenses sem a reciprocidade para os brasileiros. O partido diz que “Bolsonaro abriu expressiva quota de importações de trigo dos Estados Unidos” e reclamou da possibilidade de compra de suínos daquele país.
“Abriu mão dos direitos que duramente conquistamos na Organização Mundial do Comércio, ao mesmo tempo em que implorou apoio à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), onde não teremos a menor chance de construir acordos equilibrados, além de voltarmos a submeter nossas políticas econômicas a imposições externas”, diz a nota.
“Também implorou pela entrada do país na OTAN, que teria como única consequência a abertura de nosso território para a instalação de bases militares estrangeiras. E desde já entregou aos Estados Unidos a base de Alcântara, abrindo mão de uma das mais cobiçadas posições geográficas para lançamento de satélites em todo o mundo”, continuou o partido.
Por fim, o PT expõe que o presidente do Brasil comporta-se passivamente diante de negociações comerciais com Donald Trump, a quem, segundo o partido, Bolsonaro se alia no “projeto de guerra” contra a Venezuela.
- Foto: Facebook/Jair BolsonaroBolsonaro ressalta que há uma nova era nas relações entre os dois países.
Durante Conferência de Imprensa com Donald Trump em Washington/EUA, Bolsonaro contou que pretende estreitar os laços com os Estados Unidos e deixar o Brasil mais atraente.
“O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de reconhecimento que marcará ainda mais a união que buscamos. Temos também, como prioridade, o lançamento de um foro de energia com ênfase em óleo, gás e outras fontes. Como sinal deste governo, o governo brasileiro concedeu a isenção de visto para cidadãos americanos para estimular o turismo e os negócios. Na vertente da defesa e da cooperação espacial, assinamos o acordo de salvaguardas tecnológicas, o que viabilizará o Centro de Lançamento de Alcântara”, explanou Bolsonaro.
Em seu discurso, o presidente do Brasil ressaltou, ainda, que quer restabelecer a democracia na Venezuela, o que seria um desejo dos dois governos. “O regime ditatorial venezuelano faz parte de uma coligação internacional, conhecida como foro de São Paulo, que esteve próximo de conquistar o poder em toda América Latina. Pela via democrática, nos livramos desse projeto no Brasil”, disse Bolsonaro.
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir