STJ mantém condenação de Lula e reduz pena para 8 anos e 10 meses
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex
Nesta terça-feira (23), a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá.
No julgamento, o relator, Felix Fischer, e os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da turma, e Marcelo Navarro decidiram reduzir para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena de 12 anos e 1 mês para 8 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
No julgamento, os votos foram proferidos de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente e atenderam parcialmente ao recurso.
A pena imposta ao petista ficou da seguinte forma: Corrupção passiva - 5 anos, 6 meses e 20 dias (TRF-4 havia fixado em 8 anos e 4 meses), Lavagem de dinheiro - 3 anos e 4 meses de prisão (TRF-4 havia fixado em 3 anos e 9 meses), Pena total - 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão (TRF-4 havia fixado em 12 anos e 1 mês)
O ex-presidente Lula cumpre pena em regime fechado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Pela lei, após cumprir um sexto da pena poderia progredir para o semiaberto, regime pelo qual é possível deixar a cadeia durante o dia para trabalhar.
Segundo a pena fixada pela Quinta Turma nesta terça, Lula terá que cumprir 17 meses para ir para o semiaberto e como já cumpriu cerca de 13 meses, faltariam quatro.
Luiz Inácio Lula da Silva
Superior Tribunal de Justiça - STJ
-
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área. -
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir