Daniel Oliveira entra com novo pedido no STF para soltura de Lula
Mesmo após a determinação do ministro Edson Fachin pelo não seguimento do pedido de habeas corpus, Daniel Oliveira teria entrado com um novo para a soltura do ex-presidente na última terça (07).
Na última sexta-feira, 3 de maio, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o seguimento ao pedido de habeas corpus impetrado pelo ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido foi impetrado por Daniel Oliveira no final do mês de abril, onde o advogado alegou que houve desrespeito ao princípio da presunção de inocência e afirma que Lula somente poderia ser preso após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, quando não é mais possível recorrer.
- Foto: Facebook/Daniel OliveiraDaniel Oliveira, advogado e ex-secretário de Justiça do Piauí.
Fachin salientou que o piauiense não integra a equipe de defesa técnica de Lula e que o ex-presidente já havia peticionado requerimento acerca do não conhecimento da impetração de Daniel Oliveira.
Na decisão, o ministro considerou a manifestação da defesa técnica de Lula: “a despeito de reconhecer a boa intenção do Impetrante, o Paciente não autoriza qualquer forma de representação judicial ou extrajudicial em seu nome que não seja através de seus advogados legalmente constituídos para representá-lo e defender os seus direitos e interesses”.
Edson Fachin ainda teria considerado o posicionamento da 2ª Turma do Supremo, entendendo que “o Supremo Tribunal Federal não detém competência constitucional para, em habeas corpus, apreciar originariamente a regularidade de atos imputáveis a Juízes singulares ou Tribunais locais, mormente quando o paciente não figura no Art. 102, CRFB, como apto a atrair a competência originária da Suprema Corte”.
Em face dos argumentos apresentados, com fulcro no Art. 21, §1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, o ministro emitiu decisão que nega o seguimento do pedido de habeas corpus impetrado pelo ex-secretário.
Novo pedido
Com a determinação de Fachin, Daniel Oliveira entrou com nova representação impetrando pela concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula, tendo a solicitação sido recebida na última terça-feira, 7 de maio, pelo Supremo e deverá ser analisada e julgada nos próximos dias.
Daniel Oliveira
Edson Fachin
Supremo Tribunal Federal - STF
Luiz Inácio Lula da Silva
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir