Abraham Weintraub garante realização do Enem 2020 em novembro
Segundo o ministro, as provas serão realizadas em 1º e 8 de novembro e, até lá, a quarentena terá passado e não há motivo para adiamento do exame.
Nessa sexta-feira, 17 de abril, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou que a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está garantida. Segundo o ministro, as provas serão realizadas em 1º e 8 de novembro e, até lá, a quarentena terá passado e não há motivo para adiamento do exame.
“Vai ter Enem, essa quarentena vai acabar em breve, eu acredito”, afirmou. “A crise já vai ter passado”. Pela primeira vez, o Enem terá também aplicação de provas digitais, em fase experimental. De acordo com o ministro, a prova digital será realizada por cerca de 100 mil voluntários. A data das provas online está prevista para os dias 22 e 29 de novembro.
- Foto: Ministério da EducaçãoMinistro Abraham Weintraub.
Se houver algum problema na aplicação da prova digital, os candidatos poderão refazer o exame na versão impressa, em data posterior. “Se der problema, faz a reaplicação em papel, junto com quem teve problema [com a prova] em papel”, explicou o ministro.
Weintraub informou que o Ministério da Educação (MEC) concedeu cerca de 1 milhão de isenções da taxa de inscrição do Enem 2020. O prazo para fazer o pedido terminou às 23h59 de ontem (17). O resultado do pedido de isenção será divulgado na próxima sexta-feira (24).
Os candidatos que cumprem os requisitos da isenção e não conseguirem obter o benefício, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garante que o instituto vai conceder o benefício no ato da inscrição.
Fies
O ministro também garantiu que o governo vai suspender temporariamente o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em decorrência da crise econômica causada pelo novo coronavírus. A regulamentação do adiamento está em fase final de tramitação no ministério e será, inicialmente, por 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60.
“Já está encaminhado o pedido, tramitando no Ministério da Economia e no MEC. Serão 60 dias e, se precisar mais 30 e, depois, mais 30”, detalhou.
Ano letivo
Ainda durante a transmissão, Weintraub disse que não há comprometimento do ano letivo por causa da suspensão das aulas que ocorre em todo o país. No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) para flexibilizar o número mínimo de 200 dias letivos previstos em lei.
“O ano letivo não está comprometido. A gente flexibilizou a questão dos 200 dias. Com a flexibilização dos 200 dias, a única coisa que a gente pede é que as escolas deem um currículo de 800 horas/aulas, e isso pode ser feito de uma forma mais flexível”, disse.
Com informações da Agência Brasil.
Abraham Weintraub
Ministério da Educação - MEC
Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área.Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética.Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58.Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir