Viagora

Governo desiste de antecipar 2ª parcela do auxílio emergencial

A segunda parcela estava prevista para ser paga nesta quinta (23) para trabalhadores informais para trabalhadores informais e inscritos no Cad Único.

Ainda na noite dessa quarta-feira (22), o Governo Federal cancelou a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial, que estava prevista para ser paga nesta quinta-feira (23).

O Ministério da Cidadania divulgou uma nota informando que devido ao grande número de cadastros e a ordem do governo de não deixar ninguém para trás, o pagamento foi inviabilizado.

Antes da antecipação, o pagamento da segunda parcela estava previsto para o dia 15 de maio, no entanto na última segunda-feira (20), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto que os pagamentos seriam antecipados.

O presidente da Caixa havia afirmado que o banco tem capacidade de realizar os pagamentos em uma velocidade mais rápida do que a análise dos cadastros realizada pela Dataprev.

Conforme a Dataprev, 45,2 milhões de brasileiros possuem CPF’s considerados elegíveis, portanto, esse é o número de cadastros homologados que foram enviados à Caixa para verificação final e pagamento.

O governo havia estimado que cerca de 54 milhões de pessoas receberiam o auxílio, 84% já foram repassados à Caixa.

Facebook
Veja também