Lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonoses é publicada
A lei tem o objetivo de proteger animais que são recolhidos da rua e incentivar a adoção por parte da população e entidades de proteção à causa animal.
Nessa quinta-feira, 21 de outubro, foi sancionada a Lei nº 14.228/2021 que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos similares.
A lei tem o objetivo de proteger animais que são recolhidos da rua e incentivar a adoção por parte da população e entidades de proteção à causa animal.
De acordo com a lei, somente os animais com males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais poderão passar por eutanásia. Neste caso, o procedimento deverá ser justificado por laudo do responsável técnico pelo estabelecimento, precedido, quando for o caso, de exame laboratorial.
O gerente do Centro de Zoonoses de Teresina, Paulo Marques, relata que a população se desfaz de seus animais de estimação apenas por eles estarem mais debilitados ou mais velhos, querendo a eutanásia, mas disse que isso não é o indicado.
“A lei não está impedindo que nós não utilizemos mais a eutanásia, ela está apenas colocando mais rigidez no procedimento. No entanto, as condições que ela está nos permitindo, nós do Centro de Zoonoses já seguíamos”, explicou o gestor.
As entidades de proteção animal devem ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia.
A legislação foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta (21) e entra em vigor a partir de fevereiro de 2022.
Governo Federal
Centro de Controle de Zoonoses de Teresina
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir