Eleições 2022: Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas
Serão escolhidos cinco cargos como: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou neste domingo (2), que mais de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal. Segundo os dados do órgão, haverá votação em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.
Os brasileiros vão escolher os cinco cargos como deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Os dados afirmam que mais de 27,9 mil candidatos vão disputar cadeiras nas eleições proporcionais no Brasil. São 10,6 mil que concorrem ao cargo de deputado federal, 16,7 mil para estadual e 610 disputam uma vaga no Parlamento distrital. Os candidatos para cargos majoritários são 1.285, no total para proporcionais e majoritárias, são cerca de 29,3 mil.
De acordo com o TSE, serão eleitos 513 deputados federais para a Câmara dos Deputados, além de deputados estaduais e distritais para as 26 assembleias legislativas dos estados e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. O nome dos que vão ocupar as vagas, a conta é diferente. É ampliado os chamados “quociente eleitoral e quociente partidário”.
Ainda de acordo com TSE, o quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos, dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga. Na prática, para saber quem foi eleito, é necessário, ter o resultado de quais foram os partidos políticos vitorioso para, logo após, dentro de cada sigla que obteve um número mínimo de votos, verificar quais foram as candidatas e candidatos mais votados.
Funções
O presidente da República e se os governadores e governador são os chefes dos respectivos poderes executivos federal, estadual ou distrital. Eles administram, organizam e conduzem toda a estrutura da administração pública sob sua responsabilidade, durante os quatro anos de seus mandatos.
Senador compõe a chamada Câmara Alta do Congresso Nacional, que 81 assentos. No Senado Federal, cada uma das 27 unidades da federação tem três assentos com mandatos de oito ambos. Tendo como principal função dos senadores é revisar os projetos de lei que são propostos e votados na Câmara dos Deputados antes de seguirem para a sanção presidencial.
Os senadores também tem responsabilidade dos senadores sabatinar, entre outros, os indicados a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de demais tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União (TCU), a procurador-geral da República, corregedor-geral de Justiça, a presidente de diretores do Banco Central e diplomas chefes de missões diplomáticas.
Com informações da Agência Brasil.
Eleições 2022
Justiça Eleitoral do Piauí
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área.Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética.Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58.Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir