Ministério da Saúde lança campanha contra o mosquito da dengue
De acordo com o ministério os casos de dengue tiveram aumento de 185% , os de chikungunya cresceram 89,9% e o de Zika apresentaram elevação de 92,6% em 2022.
Nesta quinta-feira (20), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, e tem como objetivo de mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue tiveram aumento de 185% em 2022. O ministro Marcelo Queiroga, comenta que a contribuição da população no combate é essencial para a diminuição dos casos no Brasil. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou.
Ainda de acordo com o ministério, a campanha nacional será vinculada a televisão, rádio e internet, e contará com informações a respeito de focos de proliferação do Aedes Aegypti, e como é feita a prevenção. O órgão informa que as ações que podem ser feitas para evitar criadouros do mosquito são: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.
Conforme o Ministério da Saúde em 2021 houveram 478,5 mil casos de dengue no país, e em 2022, subiu para 1,3 milhão. Os dados do ministério apontam 909 óbitos confirmados pela doença.
Ainda conforme o ministério, os casos de chikungunya, também apresentaram aumento em relação a 2021, sendo um crescimento de 89,9%, até outubro, foram notificados 168,9 mil casos. Os registros do Zika Vírus apresentaram elevação nos registros de 92,6% em 2022.
Com informações da Agência Brasil
-
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir