Desemprego reduziu para 8,7% no terceiro trimestre, aponta IBGE
De acordo com a PNAD, essa é a menor taxa desde o trimestre que foi fechado em junho do ano de 2015, quando o desemprego atingiu 8,4%.
Nesta quinta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que apontaram uma redução de 0,6 ponto percentual na taxa de desemprego no trimestre móvel de julho a setembro de 2022, ficando em 8,7% no período.
De acordo com o IBGE, entre os meses de abril a junho, o percentual chegou a 9,3%, e em relação ao mesmo período do ano passado, quando o desemprego estava em 12,6%, a queda é de 3,9 pontos percentuais.
Conforme o Instituto, essa é a menor taxa desde o trimestre que foi fechado em junho do ano de 2015, quando o desemprego atingiu 8,4%. Os dados mostram que há um total de 9,5 milhões de pessoas desocupadas, com queda de 6,2% no trimestre e 29,7% no ano.
O IBGE destacou ainda que a população ocupada somou 99,3 milhões de pessoas, com alta trimestral de 1% ou mais de um milhão de pessoas. A alta é de 6,8% ou mais de 6,3 milhões na comparação atual.
Subutilização
Segundo os dados da PNAD, o nível da ocupação chegou a 57,2% e taxa de subutilização foi de 20,1%, sendo a menor desde março de 2016. A contingente subutilizado somou 23,4 milhões de pessoas e o subocupado por insuficiência de horas trabalhadas estava em 6,2 milhões no trimestre em setembro, o menor desde junho de 2017. Já os desalentados permaneceram com estabilidade em 4,3 milhões de pessoas em relação ao trimestre anterior e reduziram 17,2% na comparação anual.
O IBGE disse ainda que O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 1,3% no trimestre, para 36,3 milhões de pessoas, e o número de cidadãos que atuam sem a carteira assinada chegou aos 13,2 milhões. Já os trabalhadores por conta própria registraram 25,7 milhões de pessoas.
Rendimento
A PNAD também destacou que o rendimento habitual apresentou crescimento de 3,7% na comparação trimestral, somando R 266,7 bilhões na massa de rendimento.
Com informações da Agência Brasil.
IBGE
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir