Viagora

Ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, morre aos 84 anos no RJ

Esbanjando longa carreira, o ator será reconhecido como o sargento Pincel que contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão, o Didi no Programa Os Trapalhões.

Nesta quinta-feira (10), o ator Roberto Guilherme, que ficou conhecido por interpretar o personagem Sargento Pincel no programa Os Trapalhões, morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O artista que lutava há alguns anos contra um câncer estava internado na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, zona Sul.

Esbanjando longa carreira, o ator será reconhecido como o sargento Pincel que contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão, o Didi. O episódio em que seus cabelos são raspados foi decisivo para que mantivesse sua careca por anos.

Foto: Divulgação/InstagramAtor Roberto Guilherme;
Ator Roberto Guilherme.

Vida e carreira

Batizado como Edward Guilherme Nunes da Silva, o ator nasceu em 25 de agosto de 1938 em Ladário, Corumbá (MT). Seu nome é uma homenagem ao cantor e compositor, Roberto Carlos.

Antes de ingressar na carreira artística Roberto Guilherme já havia trabalhado com conserto de tamancos, aos 11 anos, e depois como jogador profissional de futebol no time Vasco da Gama, aos 14 anos quando assumiu a posição de ponta-esquerda. Além disso, também se alistou no Exército se tornando paraquedista.

Roberto Guilherme escreveu uma peça de teatro amador quando ainda estava no Exército, esta seria encenada no Olaria Atlético Clube, Zona Norte do Rio. Quando um ator se ausentou em um dia, Guilherme se propôs a substitui-lo. Na ocasião, um produtor que assistiu à peça o chamou para trabalhar na TV Rio.

O amor pelas artes cênicas se iniciou e em 1963 o ator entrou na TV Excelsior, momento em que conheceu Renato Aragão, contracenando no humorístico 'Um Dois, Feijão Com Arroz' (1965). Também fazia parte do elenco Dedé Santana, Dary Reis e Átila Iório.

Com sua projeção, Roberto Guilherme ingressou no elenco fixo de 'Adoráveis Trapalhões', junto a atores principais como Didi, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Wanderley Cardoso.

Mais conteúdo sobre:

Pesar

Facebook
Veja também